Cadastre-se e recebe nossos conteúdos
Buscar
  • Leonardo Pimentel

Marketing digital para empresas locais

Atualizado: Mar 4

Todas as empresas, mesmo as locais e de pequeno porte, podem obter retorno através do marketing digital e pra você que quer resultados, temos um guia com 4 dicas imperdíveis.

Muitos empreendedores questionam se campanhas de marketing digital também seriam válidas para o seu formato de negócio e muitos desses não sabem como o marketing realmente pode ajudar na geração de vendas. Mas entendendo o alinhamento da estratégia som o público, tudo fica mais claro, assim com os resultados positivos que isso pode trazer.


O começo para um trabalho de resultados a partir do marketing digital para empresas locais, é a definição do seu público específico em vários aspectos e assim determinar através de dados a direção que daremos aos investimentos que terão grande chance de virarem oportunidades de venda (conversão) na sua empresa.


Não importa que o negócio seja um salão de belezas ou uma grande loja, todos podem fazer um marketing local de forma eficiente e para isso basta informação, uma boa estratégia e planejamento para implementar o necessário para decolar o seu negócio.


01. Segmente seu público

Muitos empreendedores acreditam que “quanto mais gente vê, mais vendas terá”. Só que a lógica correta é “quanto mais gente com potencial de compra ver, mais vendas terá” e isso não necessariamente está ligado com quantidade, mas sim com pessoas que realmente possam comprar o seu produto.


Para compreender melhor, de nada adianta uma pessoa distante do seu negócio ou que não possui o perfil ideal do produto ou serviço ver seu anuncio, pois ele não conseguirá ou não terá interesse de compra e mesmo assim consumiu seus investimentos. Então evite ser generalista quando o assunto é o seu público.


02. Como segmentar com base em dados

Nunca é tarde para avisar que o cadastro do seu cliente pode ser o caminho de uma grande relação. Sim, estes dados muitas vezes incompletos em sistemas ou até mesmo a ausência de um cadastro, podem deixar seu marketing local mais impreciso ou menos assertivo. Então comece agora a dar importância para essas informações valiosas.


Conforme os dados dos seus clientes é possível desenhar um perfil de público, desenvolver uma estratégias com foco na localização (país, estado, cidade, bairro), renda, sexo, atividade profissional, hábitos, dentre outras que podem gerar ainda mais sucesso nos meios digitais.


03. Descubra o potencial das plataformas digitais

Estamos falando aqui de Facebook, Instagram, Google e dentre outros que podem fazer parte da sua estratégia de marketing local e em todos eles podemos fazer uso dos dados para sermos vistos exatamente por quem tem potencial de comprar o seu produto ou serviço.


Cadastros bem feitos em redes sociais, além de ferramentas de busca como o Google, são fundamentais para sua empresa ser vista nestes canais pelas pessoas certas. Os dados também nortearão os investimentos em mídia (impulcionamentos), direcionando os recursos para os clientes potenciais e não para uma pessoa fora do raio e perfil.


Usando estas informações, impedimos por exemplo que mídias focadas em um público de meninas adolescentes (definidas como público alvo), sejam vistas por senhores de 60 anos (totalmente fora do público e interesse) e que consomem igualmente a verba de mídia sem perspectiva de conversão.


Todo esse processo de qualificação e não quantificação do público é que transforma sua mídia em um sucesso, pois se torna investimento estratégico na conversão de vendas.


04. Buscadores locais

Sua empresa está no Google? Creio que sim, mas muitos nem sabem com ela foi parar lá. É importante você ter domínio do seu negócio na maior ferramenta de busca do mercado, facilitando o reconhecimento e acesso do público.


Em 2019, foi revelado que 70% da população brasileira é usuária da internet, segundo dados da We Are Social em parceria com a Hootsuite e isso mostra a importância dos meios digitais como caminho para sua empresa ser achado por clientes potenciais.


Hoje não ter presença digital é sinônimo de perda de vendas, pois são muitas as oportunidades criadas e algumas começam por uma simples busca no Google que também usa a localização como parâmetro. E afinal, quem nunca buscou algo no Google?


Compreender a importância de estar bem posicionado na internet é o mesmo que pensar no ponto comercial da sua empresa, pois quanto mais o seu produto ou serviço for notado pelas pessoas certas, maiores serão as chances de gerar mais vendas.

Gostou de saber como ter uma comunicação eficiente para o seu negócio local através do marketing digital? Então coloque em prática hoje mesmo. E conte conosco para desenvolver a presença digital da sua empresa e na geração de vendas através de uma estratégia pensada em resultados. Somos especialistas em negócios locais, com clientes com mais de 8 anos de resultados positivos através do nosso trabalho. Entre em contato agora e faça parte desse time de clientes que decola conosco.


Fale agora mesmo com a gente e saiba como podemos

transformar o marketing do seu negócio.



105 visualizações

© 2019 por Paiol Comunicação

Siga a gente:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone LinkedIn