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  • Foto do escritorLeonardo Pimentel

Qual a diferença entre funil de vendas e funil de marketing?

Atualizado: 22 de jun. de 2022

Otimize a jornada de aquisição de clientes e geração de oportunidades com duas ferramentas essenciais para qualquer negócio.


Gerar resultados sólidos e progressivos para o seu negócio depende da constante atualização das estratégias relacionadas aos seus processos de marketing e vendas.


Os funis são a forma mais prática de avaliarmos etapas de cada um destes processo, auxiliando na identificação de problemas, visualização de oportunides, além de facilitar a implementação de novas ações.


O que é Funil de Vendas?


Este conceito é comumente utilizado por empresas que visam mapear e segmentar seus possíveis consumidores e processos, com o objetivo de desenvolver estratégias mais precisas e eficazes na hora de vender.


O modelo base de um Funil de Vendas é dividido em estágios, onde no topo concentra-se a maior parte dos possíveis compradores, o que diminui gradualmente até chegar no fundo, que por sua vez, possui maior potencial e proximidade para finalização do negócio.



O que é Funil de Marketing?


Pra ficar mais fácil, é preciso ter em vista que o marketing é o grande responsável pela criação das oportunidades do mercado. Seja por meio de ações de divulgação da marca, apresentação de soluções ou com a conquista da credibilidade.


Com essa conquista, é possível atrair os possíveis clientes, realizando a coleta dos seus dados de contato e abastecendo-os com as informação de extrema relevância para que assim, desperte a aproximação do fechamento de compra.



Preste atenção nestas etapas, que ocorrem em todas as empresas, de vendas complexas às feitas em um e-commerce, ainda que varie o tempo de início e fim do trajeto.


Entretanto, saiba que o Funil de Venda só inicia quando o Funil de Marketing termina. Então é hora de compreender, quais são as etapas do Funil de Vendas.



Agora que já entendemos a diferença entre Funil de Vendas e Funil de Marketing, o foco volta-se para a produção das estratégias.


Dentro das suas estratégias de comunicação, é fundamental buscar atrair o consumidor, ao invés de ir atrás dele. Despertar o interesse de um potencial consumidor não é fácil, todavia, é preciso atraí-lo e o funil pode ajudar a estabelecer o gatilho ideal para cada etapa.


Com o marketing bem alinhado ao funil de vendas, sua empresa está pronta para conduzir uma jornada estratégica na aquisição de clientes e geração de vendas.



Precisando alinhar o Funil de Marketing e Vendas do seu negócio?

Fale agora conosco e saiba como a Paiol pode ajudar você.

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