Cadastre-se e recebe nossos conteúdos
Buscar
  • Leonardo Pimentel

Entenda o que é KPI e como ele pode ajudar a medir o sucesso do seu marketing

O Key Performance Indicator também conhecido como Indicador-Chave de Desempenho e Key Success Indicator é uma métrica relevante para medir o sucesso de suas ações e processos. Saiba mais como ele pode ajudar o seu negócio.

Alguma vez você já parou para pensar se as ações de marketing digital estão funcionando? Todo dono de empresa ou gerente que toma a frente para tentar ampliar vendas e resultados busca formas de compreender se as suas ações em marketing estão ou não gerando os resultados desejados. E para tirar essa dúvida é que entra o KPI, o indicador-chave de performance.


Não sabe o que é? Fica tranquilo que vamos explicar.

Medir e acompanhar resultados é uma forma de sabermos se estamos no caminho do nosso objetivo e ele pode ser o aumento de vendas, número de novos clientes, recorrência de consumo, movimento na loja, solicitação de orçamentos, dentre outros. Mas escolher os indicadores certos é que pode ser a sacada para não cair em métricas que não irão ajudar o seu negócio a chegar no objetivo.


Normalmente quando você olha as redes sociais do seu negócio o indicador que possivelmente note seja o número de likes, né? Mas se falarmos que o alcance é muito mais importante do que esses números, você entenderia? Não cometer o erro de escolher métricas de vaidade por exemplo é fundamental, pois elas não representam resultados concretos, mas apenas números que não influenciam no seu objetivo, se ele for gerar novas vendas no caso. Por outro lado, se o objetivo é gerar novas oportunidades, o número de pessoas impactadas (alcance) com o seu marketing se torna mais relevante, pois ele busca atingir mais pessoas potenciais que podem não ter curtido, mas que notaram o seu negócio, produto ou serviço.


Mas como definir meus indicadores?

Digamos que você possua uma loja de roupas e sua meta é aumentar o número de vendas e para isso precisamos de mais clientes, mas também aumentar o faturamento com um melhor ticket médio (valor médio em compras por cliente). Nesse exemplo já podemos pontuar métricas que irão ser indicadores importantes para você colocar como KPI e são elas:

01 - Tráfego (dentro dos seus canais digitais e na sua loja física);

02 - Geração de novas vendas;

03 - Aumento do ticket médio (valor médio em compras por cliente).


Viu como fica mais claro quando notamos indicadores que podem nos nortear rumo ao objetivo? Mas saiba que só ter os indicadores não basta e acompanhar os impactos das ações é a função do KPI e que poderá aperfeiçoar o seu marketing gerando ainda mais resultados para a sua empresa chegar no objetivo desejado.


Então lembre: KPI é um grande aliado para o sucesso do seu negócio e pode guiá-lo rumo ao sucesso.


Gostou de saber? Assine abaixo a nossa news e fique sabendo sempre em primeira mão sobre os nossos novos conteúdos que irão ajudar você a decolar o seu negócio.

Se quer uma ajuda, entre em contato conosco pelos nossos canais ou mesmo pelo nosso WhatsApp no link abaixo.


Bora decolar.


21 visualizações

© 2019 por Paiol Comunicação

Siga a gente:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone LinkedIn