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  • Foto do escritorLeonardo Pimentel

Black Friday: Saiba como vender mais em 2022

Prepare a sua empresa para ampliar vendas e faturamento aproveitando essa oportunidade.

Como estão os preparativos para uma das datas mais importantes do ano? Estamos falando da Black Friday que ocorrerá em 25 de novembro e que em 2021 movimentou o mercado gerando um faturamento de R$5.419 bilhões. Sim, o número é surpreendente e o crescimento comparado com a edição anterior foi de 5,8% de acordo com levantamentos da Neotrust que analisou somente dados relacionados ao e-commerce e especificamente na data, não contabilizando vendas como de Black Weeks e outras do gênero que ocorrem no período.


Mas como fazer parte deste momento positivo, incrementando o faturamento para fechar bem o ano antes mesmo do natal? É o que vamos falar neste conteúdo, trazendo alguns dos principais pontos para desenvolver campanhas e ações de sucesso para o seu negócio aproveitar a Black Friday da melhor forma.



01. Prepare-se

Antes de realizar uma campanha de Black Friday é muito importante analisar a capacidade de atender toda a demanda gerada, assim como outros pontos determinantes para que o cliente saia satisfeito, não gerando uma experiência que manche a imagem da empresa.


- A hospedagem do seu site: Como a tendência é que o site receba um número superior de visitas neste período, sua plataforma de hospedagem contratada deve estar preparada para receber este volume extra sem perder velocidade e muito menos cair. De nada adiantará uma grande ação se o seu site não possui capacidade para atender ao volume de demandas geradas, então descubra o quanto o seu plano de hospedagem suporta e evite problemas.


- Revise e prepare seu estoque: Na hora de fazer uma oferta é necessário compreender se as quantidades de produtos são suficientes para a projeção de vendas. Fazer um inventário do seu estoque é uma ótima opção, pois garantirá a escolha dos produtos ideais para anunciar, tendo uma oferta atrativa e que atenda a expectativa do cliente.


- Suporte preparado (SAC): O volume de dúvidas de cliente neste período vai aumentar, afinal terá mais pessoas observando suas ofertas. Ter um canal ágil de atendimento como um chat é necessário, pois transmite segurança para o cliente finalizar sua compra, seja online ou na loja física. Lembre-se, a Black Friday pode ser uma grande oportunidade de vender para novos clientes e deixar uma boa impressão garantirá novas vendas. Capriche no suporte.



02. Defina suas ofertas e estratégias de divulgação

Com o levantamento do estoque em mãos, margem de cada ítem e o do desconto que poderá ser dado a cada um deles, ficará mais fácil definir as ofertas. Nesta etapa também conseguimos estabelecer os produtos âncora das ações que serão promovidas.


Outras informações a serem analisadas são o histórico de vendas de anos anteriores no mesmo período e o comportamento atual do mercado, essas informações também darão mais clareza para destacar produtos, nichos e canais de maior adesão e resultados. Assim você garantirá mais êxito, pois poderá focar onde já obteve melhores retornos, otimizando suas estratégias.



CONFIRA 6 DICAS PARA TER UMA BLACK FRIDAY DE SUCESSO:


Aqueça seu público

Antes de fazer uma campanha e anunciar suas ofertas é indispensável o aquecimento do público, seja através das redes sociais, e-mail marketing ou site. Essa movimentação preparará sua audiência para realizar sua oferta, garantindo uma venda mais rápida, prática e com menos custos.


Escolha os canais de divulgação

Seja o site, redes sociais, ferramentas de busca, e-mail marketing ou outros, é essencial avaliar onde a sua oferta terá a maior exposição e melhor experiência de acesso para o público. Estar bem alinhado com sua persona trará resultados superiores.


Invista em tráfego

Quanto mais pessoas verem a sua oferta, maior será o tráfego e proporcionalmente às vendas. O uso do Facebook Ads e Google Ads são fundamentais para ter bons resultados na Black Friday, pois são muitas as empresas disputando a atenção do público e aparecer para os potenciais clientes será mais assertivo com investimentos em tráfego pago.


Defina métricas

Estabeleça metas e objetivos para suas ações. Sejam vendas, captação de leads ou aquisição de novos clientes, sempre tenha isso claro e observe os resultados de anos anteriores e do seu nicho de atuação, assim terá parâmetros realistas.


Faça ofertas reais

Não faça promoções sem descontos verdadeiros, isso manchará a imagem do negócio e provocará rejeição do público para futuras compras. Seja honesto e faça uma Black Friday de verdade.


Tenha um checklist

Organize o roteiro das demandas envolvidas para o sucesso das suas ações e elimine cada ítem passo a passo para construir relacionamento, conexão e conversão. Resultados dependem de etapas e processos, a ausência de um ou mais elementos pode comprometer a sua Black Friday.



Gostou de saber?

Então prepare-se para ampliar vendas, faturamento e sua base de clientes. Precisando de ajuda, entre em contato com a gente que vamos ajudar no sucesso da sua Black Friday.

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