top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeonardo Pimentel

5 mudanças que sua empresa precisa encarar

Atualizado: 28 de jan. de 2022

Os tempos mudaram rápido e seu negócio precisa estar e comunicar online. Separamos 5 comportamentos que estarão muito mais presentes após o período de quarentena.

Sabemos que todos os negócios foram colocados a prova neste neste período de quarentena. Alguns estão encarando essas mudanças como algo já anunciado que foi antecipado em 5 anos no máximo. Essa foi a impressão de negócios já organizados para ter demandas atendidas de forma digital, como uma loja virtual e equipes conectadas remotamente. Porem sabemos que estes exemplos não servem para todos e temos um mercado com muitas empresas que não estavam preparadas para algo transformador de forma tão rápida.


Compreender que a internet é uma comunidade tão importante quanto a convencional, pode determinar a virada de chave do seu negócio para adaptá-lo ao que vai ser essencial para todas as empresas. Algumas práticas já eram muito previsíveis, porém caminhavam de forma tímida e pouco exploradas, como o trabalho remoto, tele-trabalho ou mais conhecido home office. Esse que por exemplo poderia ser um assunto para daqui 5 anos, virou pauta no agora e seu negócio precisa ser mais ágil, prático, inteligente e conectado nessa sociedade digital.


O despertar do empreendedor para notar o quanto a empresa pode se adaptar para desenvolver suas atividades usando um novo meio como a internet, onde os processos de sua empresa, do desenvolvimento ao cliente, tenham o máximo de fluidez. Isso ainda pode ser uma oportunidade para negócios ganharem novos mercados.


Entenda o seguinte: A presença do seu negócio nos meios digitais pode garantir ascensão das vendas online. Sua empresa física pode ser onde for, mas sua presença na internet é que irá determinar ser visto ou encontrado pelo cliente de onde ele estiver. Assim mantemos digitalmente os 4 PS DO MARKETING (Produto, Preço, PRAÇA e Promoção), que são os pilares, porém a sua PRAÇA virou o ambiente digital com redes sociais, ferramentas de busca como Google, sites, além de outras canais que podem ser vantajosos.


De acordo com estudo da SmartCommerce, plataforma de comércio eletrônico para marcas de produtos embalados, cerca de 40% dos atuais compradores online realizaram a primeira compra em março deste ano e isso como reflexo da quarentena, indicando consumidores buscando alternativas para manterem seu consumo, acelerando as vendas digitais. Os consumidores estão provando novos caminhos de compra e atendimento online, pois estão se vendo segurança e praticidade..



Vamos então as 6 mudanças


01. COMPORTAMENTO DO CLIENTES

Os hábitos de sair de casa ou ir até o local para resolver, comprar ou discutir algo acaba, pois ele passou a confiar na nova forma de ser atendido e resolver suas necessidades e demandas. Agora o seu negócio precisa ter uma forma de atender esse cliente com algum canal digital que seja prático e funcional para ele. Podemos ver exemplos dos mais variados de empresas que estão aproveitando ativamente este momento. Uma delas é o Magazine Luiza que ampliou suas vendas online em 30% neste período de quarentena e ainda abriu a sua plataforma de vendas para empresas de todos os portes no país para usarem lojas virtuais próprias e assim ampliando sua presença no digital como um gigante player de vendas como Ebay.


02. SUA EQUIPE

Vamos notar empresas com times dispersos em diversos lugares, mas muito unidos digitalmente para o desenvolvimento de projetos e soluções que nem mesmo fisicamente presentes seria possível. Isso por que também teremos muito mais profissionais de outros lugares trabalhando conosco remotamente e isso enriquecerá empresas com uma gama de profissionais que até então não eram vistos como viáveis por uma questão geográfica. Hoje sua equipe pode trabalhar de casa.


03. NOVOS HÁBITOS

Como falei anteriormente, tivemos uma adaptação muito rápida, mas conscientes que tudo só foi acelerado, nada que não estávamos imaginando realidade para daqui 5 anos, vai ver. Agora a sua determinação em se adaptar é que tornará sua empresa viável ou não daqui para frente.

Segundo a psicologia, demoramos em torno de 66 dias para adquirirmos novas rotinas e essa quarentena está sendo uma forma de muitos experimentarem novos canais digitais nesta realidade e isso é que acelerou as descoberta.

TENDÊNCIAS Relatamos em nossas redes sociais a poucos dias o crescimento de LIVES (conteúdos em vídeo ao vivo em redes sociais) e são as mais diversas, para todos os públicos e assuntos dos mais variados. Além de pessoas, empresas e marcas também estão usando este canal para manter seu público conectado com elas, afinal, esta é a sua nova praça, onde quem estiver mais presente será mais notado e melhor percebido. Então invista em uma comunicação mais viva com seus clientes, traga conteúdos que sejam relevantes e mantenha sua marca atrativa, surpreendendo sempre com algo que seja de interesse do seu público. Seja útil, presente, prático e acessível.

04. MARKETING E VENDAS SÃO O SEU NOVO MOTOR

Mais do que nunca o marketing digital e suas vendas estão caminhando juntos para o negócio. Presença digital, estratégias de aquisição de novos clientes, fidelização e encantamento estão atrelados com números medidos por estes dois setores que serão o termômetro do comportamento das suas vendas. Afinal, antes pensávamos numa vitrine mais atrativa e um bom atendimento, agora também, mas precisamos ser vistos e atrativos na internet, além de oferecer a melhor experiência de compra online.


05. COLOCAR SEU NEGÓCIO NESTA NOVA PRAÇA

Vai ser fundamental sua presença no online para manter o seu negócio vivo. Não apenas teremos num primeiro momento pessoas que não poderão usar da forma tradicional física para comprar o seu produto ou serviço, mas também pessoas que prefiram comprar assim. Oferecer um atendimento e venda online pode garantir a manutenção da sua receita de vendas, assim a soma de um nova parcela de clientes que antes não eram atingidos, pois não estavam seu raio geográfico de alcance, mas que na internet não existe. Sua empresa pode vender para mais pessoas.


Compreendeu como a sua empresa pode ganhar mercado e gerar vendas de forma digital? Então comece agora a mudança do seu negócio ou acelere aqueles planos que estão na gaveta. As vendas online estão aquecidas e este novo hábito de muitos usuários permanecerá criando uma nova praça para você. Agarre esta oportunidade para o seu negócio.

Gostou de saber que seu negócio pode mais com o mercado digital? Então conte conosco para leva-lo para este mercado através de um serviço amplo na gestão digital da sua empresa. Buscamos soluções para viabilizar vendas, aprimorar suas estratégias online para aquisição de clientes e geração de vendas. Sua empresa não pode perder a oportunidade de sair na frente.

112 visualizações0 comentário

VEJA NOSSOS CASES

Cadastre-se e receba nossos conteúdos

Cadastro feito com sucesso

bottom of page